Planejamento e gestão da mobilidade urbana

Resgatando velhos conceitos para o futuro da cidade, estudo de caso em São Luís – MA, elaborado por Diogo Pires Ferreira para o programa Master Europeu de Urbanismo, além de ser um belo vídeo, mostra como é possível, através de uma metodologia relativamente simples de diagnóstico, propor soluções para o problema tão complexo da mobilidade urbana.

Infelizmente essa maçaroca de linhas de ônibus, não é exclusividade de São Luís. Ou alguém entende esse mapa das linhas de ônibus de Porto Alegre? Já tentou contar quantas linhas tem ali? Entra no site da EPTC então e tenta achar uma linha de ônibus que passa pela tua rua!

Porto Alegre não tem licitação para as empresas de transporte coletivo há 20 anos. Aqui, como em muitos outros lugares, além do planejamento futuro, precisamos de uma gestão adequada dos serviços urbanos prestados à população.

No blog urbanidades é possível encontrar posts interessantes sobre mobilidade urbana, os quais também mostram que existem sim soluções que podem fazer toda a diferença!

por geisabugs

One thought on “Planejamento e gestão da mobilidade urbana”

  1. No sentido de disponibilização da informações, quem fez algo em Porto Alegre foi um estudante de Ciências da Computação da UFRGS. Utilizando o Google Maps API, coletando e organizando os dados com a colaboração dos usuários que traçaram algumas rotas criou o http://www.poabus.com.br.
    Na época li em algum lugar dizendo que “este cidadão fez mais pelo transporte público de Porto Alegre que a própria Administração nos últimos anos”. Verdade.
    Não sei como anda o desenvolvimento deste projeto. Ou se alguém (público ou privado) abraçou a causa.
    Esta reportagem sobre o PoaBus (http://www.baguete.com.br/noticias/internet/30/03/2011/como-manter-o-poabus-rodando) ainda cita outras duas iniciativas:
    São Paulo: http://www.cruzalinhas.com/
    Londres :http://busmapper.co.uk/

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *