Mídias sociais e mapa participativo no PLHIS de Pelotas

Um Plano Local de Habitação de Interesse Social (PLHIS) tem como objetivo orientar o planejamento local do setor habitacional para as áreas urbana e rural do município.

Como nos Planos Diretores, a elaboração do PLHIS deve contar com a participação de toda a comunidade, principalmente daqueles membros de conselhos, associações, e entidades representativas.

O PLHIS de Pelotas apresenta algumas novidades no que diz respeito à participação da população, pois disponibiliza diversos canais de interação através do uso de recursos tecnológicos da Internet e dos SIG:

Blog que acompanha todas as atividades desenvolvidas durante as etapas de elaboração do PLHIS, como as visitas às áreas com problemas:

Rede social que já conta com mais de 400 amigos, e possibilita o bate-papo, envio de mensagens entre os participantes, fóruns de discussão, enquetes, etc.

Twitter que fornece alertas de notícias sobre o Plano: @plhispelotas

Mapa participativo no qual os usuários podem postar eventos no mapa, o que possibilita a coleta de informações georeferenciados segundo a percepção dos moradores.

Estes canais de participação online complementam os eventos presenciais. Estão disponíveis 24h por dia, a partir de qualquer ponto com acesso a Internet, possibilitando que mais pessoas participem. Quando comparado com as reuniões nas quais os participantes têm que fazer suas observações na frente de um grupo de estranhos, as ferramentas participativas online permitem que o façam de uma forma relativamente anônima. A Internet também amplia o acesso às informações, o que evita que o processo seja dominado por indivíduos ou grupos que se sobrepõem aos demais, mas cujas visões não necessariamente representam a maioria.

One thought on “Mídias sociais e mapa participativo no PLHIS de Pelotas”

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *