Geo.Canoas – dados urbanísticos na internet

O portal Geo.Canoas, idealizado pelo Instituto Canoas XXI, é um ótimo exemplo de democratização de informações geográficas, pois permite consulta de mapas topográficos e de ordenamento urbano na web, reunindo dados que antes ficavam centralizados nos computadores da Prefeitura Municipal. Por meio dessa ferramenta, lançada no início deste ano, qualquer cidadão tem acesso ao mapa de lotes da cidade, com diversas camadas de informação disponíveis, como, por exemplo, cadastro de logradouros, topografia, hidrografia, equipamentos comunitários e imagem de satélite atualizada.

Merece destaque a disponibilização de informações urbanísticas, como o ordenamento urbano, com seus respectivos índices e usos permitidos, e as diretrizes viárias, com seus respectivos perfis viários – tudo isso conforme o Plano Diretor do município. As informações vão aparecendo conforme se aumenta o nível de zoom, e consultas podem ser feitas mediante um simples clique no mapa.

Geo.Canoas1

Geo.Canoas2

Iniciativas como essa vem ao encontro das tendências mais recentes de transparência pública, além de constituírem importantes ferramentas de planejamento urbano e gestão, já que órgãos públicos e privados podem ter fácil acesso a dados urbanísticos.

4 thoughts on “Geo.Canoas – dados urbanísticos na internet”

  1. E tu não tem nada a ver com isso?! hehehe
    Muito bom Alice, é um começo, ainda só consulta, ainda sem o input, mas já é um bom começo, das transparências, das visibilidades tão necessárias.
    Já surgem milhões de ideias, de interatividades possíveis. Informação pra quem precisa.

  2. Oi Alexandre, quando comecei a trabalhar aqui no Canoas XXI esse sistema já existia, é um trabalho que vem sendo desenvolvido pela Diretoria de Cadastro Técnico e Geoprocessamento. Ele está em fase de testes, por isso não foi amplamente divulgado ainda. Tenho colegas muito competentes aqui e acho admirável esse esforço em colocar online esses dados, úteis para todas as secretarias da Prefeitura e também para a sociedade. Sempre que surge uma oportunidade faço questão de divulgar o trabalho deles 😉

  3. Olá Alice, meu nome é Adriana, também trabalho no ICXXI e sou responsável pelos desenvolvimentos e gestão do Portal GeoCanoas (sou quem coloca a mão na massa). E, por incrível que possa parecer, não fomos apresentadas pessoalmente. Mas quase tudo se descobre pelo Google, até colegas de trabalho que ocupam sala ao lado… Obrigado pela divulgação do Portal, e estamos aberto para sugestões.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *